O Inhotim é um instituto de arte contemporânea e jardim botânico. Nesse ambiente as obras são expostas em galerias ou mesmo ao ar livre. Para nossa visita escolhemos a obra True Rouge e a galeria de mesmo nome para realizarmos a análise. Antes da ida ao parque foram feitas pesquisas pelo grupo sobre a obra e o autor (chamado Tunga), para que houvesse uma breve introdução sobre o que veríamos no local e desse modo melhor percebê-lo.
Antônio José de Barros de Carvalho e Melo Mourão, conhecido como Tunga, vive atualmente no Rio de Janeiro e já produziu diversas obras expostas pelo mundo inteiro. Acredito que essa fala do crítico Paul Sztulman sintetiza bem o trabalho desse artista: “frequentemente lidando com o excesso – muitas de suas obras foram realizadas através do acúmulo de materiais pesados (ferro, cobre, ímã) –, Tunga apresenta objetos comuns que passaram por uma estranha transformação: dedais, agulhas gigantes ou pentes. Inventa um bestiário fantástico de lagartos e serpentes mutantes que parece saído diretamente de uma antologia surrealista. Jogando com as diferenças de proporções, Tunga considera a escultura um conjunto de formas e figuras enigmáticas cuja estranheza e proporções fabulosas intrigam o espectador e causam transtorno em sua percepção habitual de próximo e distante, dentro e fora, cheio e vazio”.
Quinze cruzetas duplas de madeira foram suspensas
por cabos.
De tais cruzetas, ao modo daquelas de títeres, são
suspensas miríades de redes. Como células, cada redecontém um repertório preciso de elementos para tal
preparados: garrafas, cálices e funis de vidro soprado
desenhados em três formatos cada e que se encaixam
em uma linha comum.
Esponjas do mar em dimensões diversas, panos de feltro,
escovas de garrafa, contas de vidro, assim comobolas de bilhar e esferas de vidro.
A disposição destes elementos em cada rede é ocasional
e aleatória pois dadas as dimensões destas, os materiaistendem a compactar-se buscando uma forma
mínima. Em cada uma das apresentações, a disposição
das redes é variável, buscando-se uma região de
maior densidade no centro da sala e paulatina dispersão
nas periferias.
Partindo das redes como elemento discreto, uma série
de experimentos foram realizados, procurando condiçõese adequações locais, tendo em vista expandir o
programa que chamamos True Rouge.
Tunga
Um fato interessante dessa obra é que já foi exposta muitas vezes em locais diferentes e em cada local ela se mostra diferente, já que se realiza a partir de performances de artista que interagem com a instalação no dia da inauguração.
Referência: redes, madeira, vidro soprado, pérolas de vidro, tinta vermelha, esponjas do mar, bolas de sinuca, escovas limpa-garrafa, feltro,bolas de cristal, 1315 x 750 x 450 cm, 1997.
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